quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Reportagem do SporTV com João Carlos, janeiro de 2011. O jogador que deixou o futebol, nos anos 60, para lutar contra o regime militar




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


                                           (Araguaia - Tereza Sobreira, 2009)


Juventude

João Carlos

    O grande acontecimento atual são as grandes manifestações por liberdade, em todos os continentes.
   
    Por ter pertencido a um partido stalinista quando jovem, fico curioso em saber como interagem os que hoje integram essas agremiações.
   
    O sentido de juventude é sonhar em voz alta, escolher, na troca de idéia e experiências, o caminho a seguir, sem medo de errar. Creio que desse sentimento surgiu a frase emblemática da geração de 68 ‒ Ousar lutar, ousar vencer!
   
    Onde está, hoje, aquela geração? Parte da sua elite política envergonha, associada a “novos” jovens, no poder, roubando. Cria quadrilhas de ocasião, quando surge a oportunidade de assaltar o Estado.
  
     A sociedade muda quando o indivíduo muda para melhor ou pior. Acreditar que mudando o sistema mudaríamos a sociedade foi meu erro mais grave.
   
    O grande impedimento para mim foi o enfrentamento da feroz repressão, não apenas por ela em si, mas principalmente pelo oportunismo dos stalinistas de plantão, que , utilizando esse argumento, manipularam o exercício do poder. 

Nenhum comentário: